segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Expedição ao Cume do Aconcágua












Aconcagua significa sentinela de pedra, uma grande e colossal montanha que está situada no parque provincial de Mendoza a 180 Km a oeste da capital. O parque compreende aproximadamente 71.000 hectares, protegendo um importante setor dos Andes Centrais, que alcançam sua maxima altitude no cerro Aconcagua com 6976 mts. O parque protege grandes glaciares que constituem uma excelente reserva hídrica, tambem com importantes sítios arquiologicos. As rotas de ascesso são as do rio Hercones e do rio Vacas que levam até os acampamentos base, Plaza de Mulas e Plaza Argentina respectivamente.





*Rota do rio Hercones ou Rota Normal
A entrada encontra-se a 2 Km de Puente Del Inca no Comando Central do Parque chamado refugio Hercones.







Esta rota é a mais transitada pois cerca de 80% dos andinistas vão por ela e acabam chegando no acampamento base Plaza de Mulas (4300 mts) e ou Plaza Francia (4200 mts) base da parede sul. Existe também um acampamento intermediário chamado Confluência (3300),muito usado para uma boa aclimatação e encontra-se a 4 horas de caminhada desde Hercones.





*Rota do rio Vacas





Por esta rota vão os andinistas que querem escalar pelo Glaciar de los Polacos. A aproximação até o acampamento base Plaza Argentina (4200 mts) é mais longa, demora tres dias e pelo caminho encontram-se os acampamentos intermediários Pampa de Leñas e Casa de Piedra.





De acordo com o que comentam vários guias internacionais que já escalaram os picos do Himalaia, os quase 7000 metros do Aconcagua equivalem, contando com o esforço físico e psicológico uma escalada de 8000 mts. Isso deve-se as condições climáticas dos Andes Centrais que qualquer nível é mais severo que no Himalaia. A vegetação no Himalaia por exemplo chega até 5000 mts diferente do Aconcagua em que a cobertura vegetal dificilmente passa dos 3400 mts. No Aconcagua a umidade relativa é muito pequena e a porcentagem do oxigênio diminui pela mesma razão. Os ventos geram zonas de baixa pressão que intensificam estes efeitos. O aspécto desértico e a sensação de solidão afetam psicologicamente até o mais experiente alpinista, contribuindo para aumentar a dificuldade da ascensão.





Também deve se considerar que os acampamentos base encontram-se a mais de 4200 m.





A maioria na Europa e nos EUA não tem esta altura, portanto alpinistas Americanos e Europeus não acostumados não dão importancia aos sinais de perigo como edemas de pulmão e mal da alta montanha. Para um alpinista europeu equivale praticamente começar a subir a partir do cume do Mont Blanc.





O parque também possui serviço de guarda-parque que são agentes oficiais com poder policial encarregados em manter o controle ambiental, o ingresso no parque, aplicar multas e expulsar pessoas que não cumpram as normas vigentes, receber denúncias de delitos ou alterações do eco sistema e sugestões.
Fixaremos nosso Campo Base em Plaza de Mulas e durante a aclimatação escalaremos o Cerro Bonete (5.240m).






Voce vai gastar mais ou menos.....

1) Transporte até Mendoza - U$ 250,00 ( rodoviario ) U$ 800,00 ( aéreo )
2) Alimentação e hospedagem em Mendoza - U$ 20,00
3) Transporte Mendoza - Puente del Incas - U$ 10,00
4) Hospedagem e alimentação em P. del Incas - U$ 20,00
5) Locação de Mulas - U$ 120,00
6) Alimentação na expedição - U$ 200,00
7) Locação de equipamentos - U$ 500 ( para quem nada tem )
8) Hospedagem em Refúgio Plaza de Mulas - U$ 100,00
9) Permissão de entrada no parque - U$ 150,00 a U$ 300,00
10) Guia - R$ 500,00

O guia auxiliará em todos estes tramites .

Nenhum comentário:

Postar um comentário