segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

CONSELHOS SOBRE EQUIPAMENTOS




O melhor modo de se proteger do frio é usar um sistema que consiste em vestimenta em níveis diferentes de roupa que: Expulse a umidade produzida por suor para o exterior Mantenha o ar morno que nosso corpo produz (isolamento). Quebre o vento ou impeça o transcurso de água (impermeabilidade) Usando os vários níveis de roupa nós mantemos o máximo calor no corpo .
Vestir é nada além de um armazém de ar que cerca nossos corpos cuja temperatura interior eleva devido à energia que o corpo radia, regulado pela circulação do sangue naquele momento.
Nós deveríamos anular a idéia que o equipamento nos aqueça por si só, somente retém e isola o calor que nós mesmos criamos .
Roupa interior:
Roupas interiores ou a primeira capa é oque distancia a umidade, nosso suor, do nosso corpo e mantém seco e morno. Para alcançar esta função temos que usar tecidos sintéticos como polypropylene.
Roupa do meio:
Esta segunda capa é posta em cima das roupas interiores e deve ser sintético como os forros polares conhecidos como polartec ou windblock. Eles são fundamentais desde que eles retêm o calor que nosso próprio corpo produz. Estes tecidos são muito leves e retem calor duas vezes mais que a lã.
Roupa de Fora:
Finalmente, nós devemos usar uma capa de proteção para se proteger das adversidades do clima. Uma jaqueta a prova de agua que lhe permite tornar o ar como Goretex. Todos nós sabemos que as extremidades sofrem na maioria das vezes e por isso nós daremos uma olhada em o que é melhor para as mãos, pés, e cabeça.
As mãos:
Para condições de frio extremo, como Aconcagua, nós recomendamos mittens ou luvas muito boas. A melhor coisa para nossas mãos é se manter unido os dedos pois juntos conservam melhor o calor calor. Mittens são melhores por causa da câmara de ar dentro que eles formam, mas é claramente um pouco incômodo fazer qualquer tarefa. O melhor esquema é usar luvas interiores, de polypropylene, combinado com outras, luvas de lã por exemplo, e finalmente, mittens. Deste modo os tres niveis alcançam para nos proteger do resfriado e ao mesmo tempo nós podemos fazer tarefas diferentes.
Os pés:
Deve-se usar meias de material sintético. Muitos materiais existem no mercado, como polypropylene, thermastat, coolmax, etc. Relativo a botas, devemos procurar uma que mantenha nossos pés secos, quentes, confortáveis, e protegidos. Dado as condições extremas do Aconcagua, é necessário e indispensável ter botas duplas de plástico como Koflach entre outras.
A cabeça:
Nós perdemos até 30% de calor do corpo pela cabeça, algo que é fácil de evitar com um chapéu e ou uma balaclava (máscara de esqui de face cheia). Nós não deveríamos esquecer que também é necessário se proteger do sol, para o qual nós precisaremos de um chapéu de sol . Bastões são determinantes na conservação de energia. O tamanho deles deve ser ajustável e eles devem ser usados de tal uma maneira que nossas mãos nunca estejam muito altas. O ângulo de braço-antebraço sempre deve ser mais de 90 graus.
Barracas:
Dado os ventos fortes de Aconcagua, nós devemos usar barracas fortes e resistentes, com varetas de alumínio, e para segurança completa eles devem ter uma saia para fixação. Onde as espigas vão, é aconselhável substituir com pedras grandes porque o solo não é bom para estacas convencionais.
Lista do equipamento "necessário".
Anorak de Goretex
Calças impermeáveis de goretex ( jardineira com fecho para evacuar )
Calças de Moletom ou Polartec
Calças de Polipropileno, pile. soft ou polartek
Polainer
Camisa de polartec
Polartec ou jaqueta de windblok
Camisa interior de polyporpyleno.
Roupa íntima de polypropylene.
Luvas interiores polypropylene de pele
Luvas polares Mittens de goretex ou luvas Balaclava(ski mascaram)
Goho de lã ou Pile
Meias interiores de polypropyleno
Meias de lã
Botas de treeking
Botas duplas para frio extremo Koflach
Oculos com protetor nazal
Muchila 90lts
Muchila 30lts
Saco de dormir –15 graus Celsius
Lanterna de cabeça
Toalha Cordelete ou barbante 10m
Garrafas plasticas de 2L para armazenar agua
Elementos de cozinha :
esponja
sabão
colher
caneca de plastico grande ½ L
panela para cozinhar
comida
Higiene pessoal
desodorante
escova de dentes
manteiga de cacau
papel higienico
creme dental
Fogareiro de benzina
Benzina 4Ls
Barraca para alta montanha
Bastões telescopicos
Piquetas
Crampons
Cantil termico
Fosforos e ou isqueiro
Garrafa termica
Faca de utilidade
Bloqueador solar FP - 15 mínimo).
Chapéu
Farmácia :
algodão
AtaduraBand – aid
Colirio
Comprimido para dor de cabeça, garganta, estomago
Esparadrapo
Luva para Curativos

Nenhum comentário:

Postar um comentário